Os Kurandeiros - "Andando na Praia" (single)

Os Kurandeiros - Foto: divulgação

Independente, 2018
Os Kurandeiros - "Andando na Praia"
(Kehl/Domingues)
Gravado no Estudio Prismathias em Fevereiro 2018

Release por Luiz Domingues:

Eu tinha um tema bruto em mente, composta ao violão, com duas sequências apenas e sem uma melodia definida. Era apenas uma cadência harmônica e a sugestão para ser tocada no compasso de 6/8. Pelos acordes que criei, a aparência inicial do tema remetia ao Jazz. Mostrei essa ideia ao Kim Kehl, que imediatamente anexou uma bela melodia de apoio à guitarra e quando o Carlinhos criou sua linha de bateria, o som de Dave Brubeck veio à tona, com naturalidade. Logo a seguir, o Kim propôs uma parte C, com uma sequência harmônica muito inspirada no Rock Progressivo setentista e a metamorfose iniciou-se de uma forma muito inspirada no desenvolvimento do tema.

Começamos a tocar tal tema ao vivo, sem no entanto fecharmos em um arranjo fixo, portanto aberto a improvisos e a aferição que tivemos do público foi excepcional, com muitas manifestações de apreço, imediato da parte das pessoas. Algum tempo depois, o Kim propôs uma repaginada na ideia, a transformar o tema em algo mais próximo do Rock e com a inclusão de melodia entoada, com letra e tudo mais. Em princípio fiquei atônito com tal proposta de mudança radical, pois gostava do Jazz instrumental e sobretudo, amparado pela reação do público, sempre que a tocamos ao vivo, mas claro que coloquei-me aberto a ouvir tal sugestão. As três partes básicas mantiveram-se inalteradas, mas a roupagem da guitarra, sobretudo mudou um pouco as características harmônicas da canção, a tirar-lhe a carga Jazzística inicial e assim aproximá-lo mais do Rock. Além do mais, ao criar fraseados no uso do pedal Fuzz, Kim levou a canção para um passeio aos anos sessenta, a exercer uma carga psicodélica tremenda, da qual nem preciso exprimir o quanto aprecio, pois entre as minhas predileções na música, a Era psicodélica do Rock sessentista está entre as minhas prioridades.  Sobre a letra, Kim criou uma ideia simples, mas que funciona como imagem do cotidiano, ao comentar em forma de crônica do cotidiano o bem estar gerado por estar na praia, a aproveitar a natureza.  Por uma conjunção feliz de coincidências,  que os Rockers mais tradicionais sempre atribuem aos sinais mágicos que os Deuses do Rock sempre emitem, concomitante à essa mudança no arranjo e definição de uma melodia cantada com letra, um produtor sensacional, chamado Danilo Gomes Santos, propôs a gravação de um tema para Os Kurandeiros em seu ótimo estúdio, o Prismathias, localizado na zona leste de São Paulo e aí não tivemos duvida em usar a nova canção para tal experiência em esforço conjunto.

Assim, nasceu “Andando na Praia”, canção inédita lançada pelos Kurandeiros, com coprodução de Danilo Gomes Santos; apoio do jovem auxiliar técnico, Malcolm e participação sempre brilhante do tecladista, Nelson Ferraresso e do percussionista, Marcos Soledade, o “Pepito”.  Venha para a praia psicodélica dos Kurandeiros, você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

copyright © . all rights reserved. designed by Color and Code

grid layout coding by helpblogger.com