AI-5 - Passado, presente e futuro!

Fausto Celestino (guitarrista do AI-5) - Foto: Cesar Gavin


Formada em 1978, AI-5 é uma das primeiras bandas Punk do Brasil.

O nome AI-5 remete ao famigerado Ato Institucional Nº 5, criado pela ditadura militar e que consistia principalmente de uma medida para calar os detratores do sistema vigente.

Participou, junto com a banda Restos de Nada, do primeiro show de punk rock em São Paulo, num porão de uma padaria abandonada, no Jardim Colorado, zona leste da capital, promovido por Kid Vinil, na época radialista da rádio Excelsior.

A música mais conhecida da banda é "John Travolta", uma sátira sobre a onda disco music que imperava na época. "John Travolta" se tornou um hino cult do punk no Brasil, sendo gravada em 1995 pelo Ratos de Porão no seu álbum “Feijoada Acidente? “

A banda terminou no final de  1979, motivada pela grande dificuldade em encontrar locais para tocar, pois era repetidamente banida em função do nome, além da mudança de seu baterista para a Inglaterra. Esse nome era pesado demais para a situação do país na época, e mesmo sendo uma banda com temas diversos, tiveram muitos problemas para conseguir lugares para realizar os shows que faziam pela periferia de São Paulo. 

A VOLTA  

Toda história merece um registro  e o selo Baratos Afins tomou conhecimento do único material da banda, uma demo gravada no carnaval de 1980, meses após o fim da banda. 

Uma obra histórica, rara e pertinente da música rebelde nacional, do final dos famigerados anos 70, que o visionário Luiz Calanca disponibiliza ao público com este lançamento realizado no dia 07 de Setembro de 2017  Mas, apenas lançar o material não seria suficiente. Os acontecimentos recentes pediam a volta da banda, que ocorreu em 2017 capitaniada por um de seus fundadores, o guitarrista Fausto Celestino, que já tinha relacionamento com o sêlo por meio da banda Centúrias, onde foi guitarrista entre 1984 e 1985, tendo participado da coletânea SP Metal.

A banda voltou as atividades e fez show no Sesc Pompéia, no final de 2017.



2018 

Em 2018, comemora seus 40 anos de fundação. Vários lançamentos estão previstos para esse ano: Um série de vídeos com áudio e imagens captados no show de 40 anos de Punk, no Sesc Pompéia;  a banda lançará um single com duas músicas inéditas; e até o final deste ano, novo álbum. 

No início de 2018, a banda trocou de vocalista e a nova formação está a todo vapor.

AI-5 em 2018 - Foto: Marlos Barros


Formação atual:
Carlão Rodrigues – voz
Fausto Celestino – guitarra e vocais
Fábio Rodarte -  baixo
Marcelo Ladwig - bateria

Veja também

AI-5 - Entrevista "Cult e Anciões do Punk Rock brasileiro"
Gravada no Sesc Pompéia em 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

copyright © . all rights reserved. designed by Color and Code

grid layout coding by helpblogger.com