segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Odair José - O Filho de José e Maria


RCA, 1977
Produzido por Durval Ferreira, Odair José


Em meados da década de 1970, Odair José era um dos artistas mais conhecidos da música brasileira e um dos campeões de vendas de discos no Brasil, com uma carreira voltada para o estilo romântico popular. Ligado então a Polygram, selo popular da extinta gravadora Philips, o compositor desejava fazer um álbum duplo com 24 canções que, em ordem cronológica, falasse de uma fase do protagonista, desde seu nascimento até a sua morte. O projeto resultou no álbum "O Filho de José e Maria", um disco conceitual totalmente distinto dos trabalhos românticos anteriores de Odair José e cujo protagonista era uma espécie de Jesus Cristo contemporâneo, que se envolve com drogas e coloca em dúvida sua própria condição sexual e, após longos anos de solidão e rejeição social, assume a sexualidade aos 33 anos e passa a viver plenitude da felicidade.

A inspiração para o trabalho veio da influência de livros de Gibran Kalil Gibran e do rock de Joe Walsh, Humble Pie, Jeff Beck e Peter Frampton.

Mas os produtores da Philips não queriam lançar um álbum duplo de Odair José, muito menos com uma temática tão controversa, então o compositor transferiu-se para o selo RCA Victor, que por sua vez permitiu o lançamento do disco, mas com apenas 10 das 24 faixas pretendidas. O LP chegou ao mercado em maio de 1977 e desagradou a Igreja Católica. Odair foi ameaçado de excomunhão por, entre outras coisas, canções como "O Casamento" (cujo conteúdo diz que José e Maria não eram casados quando conceberam o seu filho e se separam lá pelo meio da história. O pretensioso disco conceitual foi o maior fracasso comercial de Odair naquela década, sendo ignorado pelo público e massacrado pela crítica musical.

Após esse fiasco comercial, Odair José retomaria a linha romântico-popular, mas nunca mais alcançaria o sucesso comercial que teve naquela década.



Recorded and Mixed at RCA Rio de Janeiro in 16 channels.
Base Arrangements: Odair José Horns and String arrangements: "Don Charley"
Guitar and Acoustic
Guitar: Odair José
Guitar and Acoustic Guitar: Jaime Alem
Guitar: Hyldon
Piano and Fender Rhodes: Robson Jorge
Organ, Clarinet and String Arp: José Roberto
Fender Bass: Alexander
Drums: Ivan "Mamão"
Voice Box and Harmonica: José Lanfroge

Álbum na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário